O concelho da Povoação foi criado por decreto da Rainha D. Maria II, a 3 de julho de 1839, sendo o concelho mais jovem da ilha de S. Miguel.

Com 6.327 habitantes, segundo os censos de 2011, o município da Povoação tem uma área equivalente a 110km2 e é constituído pelas freguesias de Furnas, da Ribeira Quente, de Nossa Senhora dos Remédios, do Faial da Terra, de Água Retorta e de Povoação.

A Povoação, hoje sede do Concelho, foi o primeiro povoado da ilha de S. Miguel, tendo sido neste lugar, ao que tudo indica, junto à foz da Ribeira do Além, que desembarcaram os primeiros povoadores da maior ilha do arquipélago dos Açores.

Das Furnas a Água Retorta, o município possui miradouros onde se avistam deslumbrantes paisagens, praias de águas tépidas, parques de elevada riqueza botânica e torrentes de águas férreas que brotam das encostas revestidas de luxuriante vegetação.

No entanto, a maior riqueza do município está, segundo muitos, nos seus recursos hidrológicos, de entre os quais destacamos o Vale das Furnas, considerado, por alguns especialistas, a maior hidrópole do mundo.

Deslocando-se a este Concelho, além das paisagens paradisíacas de que desfrutará, poderá visitar a Lagoa das Furnas, o Museu do Trigo de S. Miguel, localizado entre as Lombas do Alcaide e Loução, o Parque Terra Nostra, ou ainda o Parque Zoológico da Vila da Povoação, entre tantos outros pontos turísticos. Se preferir caminhar, e estar em permanente contato com a Natureza, não deixe de percorrer os trilhos, recuperados a pensar nos turistas e no seu espírito de aventura.

Tratando-se de um Concelho em íntima ligação com o mar, não podíamos deixar de lhe proporcionar momentos inesquecíveis ligados à prática de desportos náuticos e de Whale Watching, através das empresas especializadas para o efeito, sem esquecer as praias de águas cristalinas que o município dispõe.

Aprecie ainda a nossa gastronomia e os doces regionais, comodamente instalado numa das unidades de restauração “aqui” existentes. E se resolver permanecer no Concelho, saiba que terá, à sua disposição, hotéis, residenciais, turismo rural e de habitação, entre outras opções de grande qualidade.

Em termos de cartaz cultural, o município povoacense tem, igualmente, muito para lhe oferecer A sua época festiva começa com a Festa de Nossa Senhora da Alegria, no início do primeiro trimestre do ano, e só termina no Natal com a programação agendada para o efeito, da qual se destaca a visita aos Presépios tradicionais das Caldeiras das Furnas, da Vila da Povoação e de Água Retorta.

É também durante a época baixa que acontecem o grande Baile de Carnaval Verde e Amarelo da Povoação e a Exposição de Camélias das Furnas, que todos os anos atraí centenas de aficionados, da rainha das flores de Inverno, ao casino Terra Nostra. Em plena primavera surgem as comemorações em honra do Corpo de Deus, na Vila da Povoação, lugar que é visitado por muitos locais e estrangeiros, aliciados pelos famosos tapetes de flores que enriquecem as principais artérias da sede de concelho. Outros são os acontecimentos que decorrem nesta época do ano e estendem-se até ao verão, com destaque para os festejos do culto ao Divino Espírito Santo, dos Santos Populares e dos Padroeiros da cada freguesia que, assim, em conjunto com as manifestações profanas, especialmente com a Festa do Chicharro e o Festival da Povoação constituem um forte cartaz turístico da ilha de São Miguel.

Por tudo isto e muito mais venha conhecer os usos e costumes, as tradições e a gastronomia do concelho conhecido por todos como “O Mais Lindo dos Açores”!

Nós ficamos à sua espera.

Ilha: 
São Miguel
Categoria: 
Turismo
TurismoPontos de interesse
Fonte foto: 
www.visitazores.com
Fonte texto: 
Câmara Municipal da Povoação