Conhecida como a Ilha Azul, a Ilha do Faial situa-se no grupo central do arquipélago dos Açores, fazendo parte das chamadas “ilhas do triângulo”, em conjunto com São Jorge e com a vizinha Ilha do Pico da qual se encontra separada por um estreito braço de mar com cerca de 8 km de largura (Canal do Faial).
Com 19,8 quilómetros de comprimento e 14 quilómetros de largura máxima, esta é a terceira ilha mais habitada do arquipélago.
Dominada pelo cone vulcânico da Caldeira, com suaves encostas interrompidas por formações vulcânicas secundárias, a ilha tem como ponto mais alto o Cabeço Gordo, com uma altitude de 1043 metros.
Hoje em dia a Ilha do Faial apresenta-se como um destino perfeito para todos os amantes da natureza, sendo o porto da Horta local de passagem obrigatória.
Graças à longa tradição Baleeira deste arquipélago, a Ilha do Faial é ainda um dos locais privilegiados para a Observação de Cetáceos, existindo diversas empresas que se dedicam à atividade.
Terra de tradição, férteis solos e pastagens e a influência do rico Oceano Atlântico, na ilha do Faial a Gastronomia típica reúne pratos de exceção com a melhor carne, peixe, marisco, vegetais e também queijos e doces.

Fonte foto: 
Pixabay