A Mesa Capital do Turismo Rural é composta por produtos regionais, oriundos da Ilha do Pico.

Na nossa gastronomia temos imensa variedade de produtos. Do mar dos Açores, o nosso petisco, a salada de polvo, e o nosso prato de peixe composto por uma veja grelhada com batata gratinada, espinafres e brócolos regada com molho de queijo e vinho branco da nossa ilha.

Para prato de carne escolhemos a proteína de excelência dos Açores, um lombo de vitela da Ilha do Pico acompanhado com batata-doce caramelizada, ananás dos Açores caramelizado, molho de natas e agrião.

Numa mesa picoense não poderia faltar o famoso queijo do Pico, fabricado com leite de vaca cru. Um queijo curado com uma consistência mole e pastosa.

Regamos a nossa mesa com um aperitivo, um vinho licoroso mundialmente conhecido, o Czar, elaborado pelo mesmo processo dos vinhos que chegaram à mesa dos Czares da Rússia. E para acompanhar os nossos pratos principais escolhemos um vinho branco, Cacarita 2016, produzido na Adega “A Buraca”, espaço de enoturismo que selecionámos para ser o nosso roteiro turístico, devido à influência que o vinho e a vinha têm na nossa cultura.

Ilha: 
Pico
Categoria: 
Receitas Tradicionais
Receitas TradicionaisPetiscos
Receitas TradicionaisPratos de Carne
Receitas TradicionaisPratos de Peixe
Fonte foto: 
Câmara Municipal de São Roque do Pico
Fonte texto: 
Câmara Municipal de São Roque do Pico