A Casa do Arcano integra conjunto de valências que constituem o Núcleo Museológico da Ribeira Grande – estrutura patrimonial polinucleada que, desde 1986, estuda, conserva e explica à comunidade o espaço e o tempo no concelho da Ribeira Grande, desde a sua formação e evolução geológica, passando pelas suas vertentes histórica, geográfica, antropológica e sociológica, até ao presente.

A Casa do Arcano é um espaço onde se propõe revelar o testemunho da vida e obra de madre Margarida, motivo pelo qual se mantiveram inalterados alguns dos seus espaços (como a cozinha) e se procurou salvaguardar, o mais possível, as alvenarias e tectos, permitindo o conhecimento de uma cidade de outrora.

Os vários quadros, dispostos nos três pisos do móvel/expositor, são compostos por figurinhas, todas elas moldadas à mão e formadas por vários materiais, tais como farinha de arroz, gelatina animal, goma-arábica e vidro moído.

De acordo com o Tributo de Gratidão, escrito por José Maria da Câmara Vasconcelos, cunhado do seu irmão, vindo no jornal A União do mês de Dezembro de 1858, a autora ambicionava alcançar um triplo propósito: louvar a Deus, entreter e ensinar catequese.

Foi considerado o primeiro tesouro regional, pelo DLR n.º9/2009/A, de 3 de Junho de 2009.

Categoria: 
Turismo
Museus
Ilha: 
São Miguel
Código Postal: 
9600-561
Freguesia: 
Matriz (São Miguel)
Concelho: 
Ribeira Grande
Morada: 
Rua João D'Horta
Telefone: 
+351 296 473 339
Fonte foto: 
Câmara Municipal da Ribeira Grande
Fonte texto: 
Câmara Municipal da Ribeira Grande