Desde os fins do século XVIII até ao presente, quase toda a história das Furnas gira em volta deste autêntico monumento vegetal.

Consta que o norte-americano Thomas Hickling ao ir de passeio às Furnas encantou-se pelo Vale tendo, por volta de 1770, adquirido um terreno onde construiu o seu famoso “Jardim do Tanque” e a sua Yankee Hall, atraente vivenda que tornar-se-ia uma das mais apetecidas casas de veraneio de toda a ilha, periodicamente visitada por personalidades de alto gabarito e viajantes nacionais e estrangeiros.

A propriedade do Tanque passaria, em 1848, para as mãos do Marquês da Praia. Este e os seus herdeiros aumentaram o jardim com a compra de vários terrenos anexos, preservando, contudo, a antiga fisionomia do jardim de Hickling.

Já praticamente nos nossos dias, 1936, o domínio de toda a propriedade seria adquirido pela Sociedade “Terra Nostra” e, em 1937, aberto definitivamente ao público depois de consideráveis melhoramentos.

O Parque Terra Nostra é hoje um dos maiores parques açorianos e constitui um dos mais completos “catálogos” botânicos de Portugal.

Neste espaço encontra-se vegetação quase única em todo o mundo. Muita com mais de 200 anos de idade, originária de países frios e tropicais, e outra tipicamente regional que foi crescendo, naturalmente, por entre a já existente.

Ilha: 
São Miguel
Categoria: 
Turismo
TurismoPontos de interesse
Fonte foto: 
www.visitazores.com
Fonte texto: 
Câmara Municipal da Povoação