As origens do queijo de São Jorge remontam ao século XVI e, ainda hoje, são utilizados os ingredientes e métodos de fabrico tradicionais que fazem deste queijo um dos mais apreciados em qualquer parte do mundo.

Feito a partir de leite cru de vaca, o queijo de São Jorge DOP é classificado como sendo um queijo curado de pasta dura ou semi-dura, de sabor limpo, ligeiramente picante e aroma forte. Características que se acentuam consoante o tempo de maturação.

De cor amarelada distingue-se pelos pequenos olhos, irregulares e desigualmente repartidos, que constituem o seu interior, sendo reconhecido além fronteiras como um dos queijos com maior personalidade e que, raramente, deixa indiferente os verdadeiros apreciadores.

Este queijo, que se prevê ter um tempo mínimo de cura de três meses, é ideal para degustar em tábua de queijos, tostas ou pão rústico e há que diga que é uma delícia acompanhado de doce ou marmelada.

Os especialistas recomendam que seja cortado em pequenos cubos para que melhor se sinta o seu sabor e aconselham que seja dos últimos a ser degustado, para não abafar o sabor de outros queijos.

É ideal para acompanhar um bom vinho licoroso do Pico ou um talentoso tinto dos Currais-Açores.

Tal como o queijo de São Miguel, o queijo de São Jorge DOP apresenta grandes dimensões, tendo entre oito a 12 quilos e 25 a 35 centímetros de diâmetro. Sabe-se ainda que, por cada quilo de queijo são utilizados cinco litros de leite.

A sua produção está circunscrita à ilha de São Jorge.

Caraterísticas:

Aspeto exterior: Formato cilíndrico, regular

Diâmetro: 25 a 35cm

Altura: 10-15cm

Peso: 8-12Kg.

Crosta de consistência dura, cor amarelo-escuro, bem formada. Quanto à pasta apresenta uma textura firme, cor amarelada, com muitos olhos pequenos e irregulares e desigualmente repartidos na massa; cor amarelada

Aroma e Sabor: bouquet forte, limpo e ligeiramente picante

Gordura: 45% (queijo gordo)

Humidade: 49% a 63% (pasta mole)

Tempo mínimo de cura: três meses.

Área geográfica de produção: Ilha de S. Jorge

Entidade Certificadora: Confraria do Queijo de S. Jorge

Agrupamento Gestor da DOP: UNIQUEIJO - União de Cooperativas Agrícolas da Ilha de São Jorge

Ilha: 
São Jorge
Categoria: 
Laticínios
LaticíniosQueijo
Fonte foto: 
http://www.azores.gov.pt

Artigos relacionados