Integrando o Grupo Oriental do arquipélago dos Açores, e estando localizada a cerca de 81 km da ilha de São Miguel, a ilha de Santa Maria estende-se por 16,6 quilómetros de comprimento e 9,1 quilómetros de largura máxima, ocupando uma superfície de 97 km21, contabilizando pouco mais de 5 500 habitantes.
Por ser a ilha dos Açores mais a sul e mais a oriente, Santa Maria apresenta um clima mais quente e seco, razão pela qual também é conhecida como Ilha do Sol.
Composta por cinco freguesias - Santo Espírito, Santa Bárbara, Almagreira, São Pedro e Vila do Porto - esta foi a primeira ilha dos Açores a ser oficialmente descoberta, por Diogo Silves, por volta de 1427, tendo Vila do Porto - a mais antiga das vilas Açorianas - como capital.
Entre as principais características distinguimos o verde dos campos, as culturas tradicionais, as chaminés das casas caiadas de branco, o ocre escuro da terra, o dourado das praias e as suas águas azul-turquesa, que fazem de Santa Maria uma das mais distintas do arquipélago.

Fonte foto: 
Pixabay